Um surto de conjuntivite tem atingido várias cidades da nossa microrregião. Guaraci, Alvorada do Sul, Florestópolis e principalmente Porecatu, são cidades que tiveram vários casos registrados nos últimos dias. Os médicos receitam até dois colírios, dependendo do tipo de conjuntivite: um lubrificante e outro antibiótico ou anti-inflamatório.
Na última semana chegou a faltar um dos medicamentos nas farmácias, essas semana já está mais calmo, mas mesmo assim ainda estão sendo registrado vários casos.
Transmissão
O vírus pode ficar até 4 dias encubado, ou seja, a pessoa está com a doença, não tem sintomas, mas pode transmitir. A melhor forma de prevenir a doença é lavar bem as mãos e não colocá-las nos olhos.
A conjuntivite viral dura em média sete dias, mas pode chegar até 15 ou mais, dependendo do caso. Ela é altamente contagiosa, causa fotofobia e sensação intensa de corpo estranho. Dependendo do vírus pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe.
Já a conjuntivite alérgica tem como principal sintoma a coceira. A coceira é intensa e recomenda-se evitar coçar os olhos, pois o atrito pode causar traumas e até levar a deficiência da visão.