Pela Reforma Tributária
Finalmente o Governo está despertando para a grande importância da Reforma Tributária, considerada por especialistas como “a mãe das reformas”. Em discurso na Fundação Getúlio Vargas, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que vai discutir com o Deputado Luiz Carlos Hauly, relator desta matéria na Comissão Especial da Câmara, os pontos principais da Reforma Tributária. Em seu pronunciamento semanal, o Presidente Michel Temer também assumiu compromisso de trabalhar pela Reforma Tributária.
R$ 24 milhões em microcrédito
Está provado, as Micro e Pequenas Empresas funcionam como amortecedores da crise, gerando emprego e renda. É por isso que o Governo do Estado, por meio da Fomento Paraná, tem apoiado esses pequenos empreendedores. Melhorias das condições, sistema e fortalecimento da rede de parcerias possibilitaram o alcance recorde de R$ 24 milhões em investimentos em microcrédito neste primeiro semestre.
Valorizando o conhecimento
O investimento em conhecimento é o que paga as mais altas taxas de retorno, e na Fomento Paraná, o empreendedor que se capacitou através de cursos de gestão de negócios como os cursos ofertados pelo Sebrae ou o Bom Negócio Paraná, tem direito à subsídio nas taxas, garantido assim as melhores taxas do mercado com até 36 meses para parcelamento com até 3 meses de carência.
Mais empregos nas MPEs
Pesquisa inédita do Sebrae sobre Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios concluiu que, nos próximos 12 meses, 81% dos donos de micro e pequenas empresas não pretendem demitir funcionários. Destes, 24,5% afirmam que vão contratar novos empregados. Apesar das inúmeras dificuldades com encargos trabalhistas, legislação complexa e outras, ainda assim, quatro de cada dez donos de pequenos negócios pretendem aumentar o quadro de funcionários. Isso demonstra a importância das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda no país.
Terceirização, mais negócios
O Sebrae avalia que o projeto de Reforma Trabalhista vai ampliar o mercado para pequenos negócios. “A contratação de empresas terceirizadas é uma das saídas para a crise. Esse é um novo fator de geração de emprego. É uma oportunidade de muitas atividades para novos empreendedores”, afirma Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.