Secretária do Asilo de Centenário do Sul é presa em Maringá; Possível fuga estava sendo arquitetada

0

No final da noite de ontem, 22 de junho, por meio da operação batizada de “Operação Geras”, a secretária, Katia Muniz Silva, do Lar dos Idosos, “Associação Nossa Senhora das Graças”, em Centenário do Sul, foi presa na residência de familiares no município de Maringá por diversos furtos qualificados.

Segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público da Comarca de Centenário do Sul, Katia subtraiu dinheiro de alguns idosos, com abuso de confiança e mediante fraude, através de cartões de créditos, para pagamentos de algumas compras em seu favorecimento, além de sacar dinheiro da caderneta de poupança dos “velhinhos” para fazer uso em beneficio próprio.

Para se ter uma ideia, a servidora usou o dinheiro dos idosos para fazer compras no Assaí Atacadista em Londrina, pagar exames pessoas na MP Diagnósticos também em londrina, usou cartão de crédito de idosa para colocar gasolina em Centenário do Sul, sacou dinheiro com cartão de crédito, pagamentos de compras de roupas pela internet, entre outras coisas…

No entanto, de acordo com o Promotor de Justiça, Renato Sant’anna, os fatos narrados na denúncia são apenas a “ponta do iceberg”. Estão sendo investigados diversos empréstimos consignados que Katia fez em nome de vários idosos da Associação Nossa Senhora das Graças e depósitos para sua conta pessoal.

Ainda segundo o promotor, muitas pessoas hoje em dia querem ter, e não SER: “Isso acaba gerando esse tipo de situação. A verdade você estica, estica e ela não se rompe, já a mentira com um simples puxãozinho ela se parte inteira”, exalta Renato.

asilo

FUGA PARA FORA DO BRASIL

De acordo com informações exclusivas vindas de Rolândia, uma das motivações do pedido de prisão preventiva em apenas poucos dias após o início da investigação (o caso foi informado ao MP na data de 13 de junho), é devido uma suposta fuga para fora do Brasil que a secretária do lar dos idosos estava planejando. Segundo algumas fontes, Katia planejava viajar para Irlanda, onde residem alguns familiares. Além disso, ela teria perguntado para algumas pessoas se demorava muito tempo para tirar passaporte, documento obrigatório para viagens internacionais.

ENGANOU O PAI

De acordo com o promotor, Renato Sant’anna, Katia teria enganado seu pai – que também é membro da diretoria do Lar dos Idosos – em depoimento, ele relatou para o MP que a filha negou em mostrar seus devidos extratos bancários e que não desconfiou dela, pois ela falava que ganhava bem, porque trabalhava para prefeituras da região e no Fórum.

 

AS INVESTIGAÇÕES CONTINUAM

“As investigações seguem a todo vapor. Após o oferecimento da denúncia com o pedido da prisão, a Diretora do Asilo trouxe vários extratos de transferências da conta bancária de idosos para a conta da denunciada”, afirma Renato.

Renato finaliza dando um alerta à diretoria do Asilo: “Não pode se contentar com atuação apenas no ‘Dia da Costelada’, de ações que envolvem a comunidade. Não basta falar na família que é membro da diretoria, não se pode pensar em status nessas horas, não basta comentar que é diretor do asilo. Tem que pedir extrato bancário, tem que olhar com os próprios olhos, checar, verificar, tratar do dinheiro público como se fosse seu. Espero que essa lição tenha sido aprendida para a próxima diretoria”.

Katia, por enquanto, está na Delegacia de Centenário do Sul, no entanto, provavelmente, ela será transferida para a cadeia feminina de Porecatu. Por fim, segundo informações, outras pessoas poderão ser envolvidas nesse “quiprocó”, e denunciadas pelo Ministério Público, vamos aguardar!

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×