Profissionais de saúde falam dos males do narguilé para adolescentes em Guaraci

0

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceira com o Ministério da Saúde está alertando sobre os malefícios do Narguilé. Com o tema “O USO DO NARGUILÉ E INICIAÇÃO AO FUMO”.

Diante disso, profissionais de saúde do município de Guaraci, (Dentista, Nutricionista e Psicóloga) em parceria com o (INCA), promoveram uma grande ação na Escola Estadual Carmela Dutra, alertando para os jovens e adolescentes os malefícios do narguilé.

O narguilé de início pode parecer muito bom e aparentar não causar mal nenhum, porém estudos associam o uso de narguilé ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença da gengiva (periodontal) e bebês com baixo peso ao nascer (para gestantes que fumam), além de expor seus usuários à nicotina em concentração que causa dependência.

Em longo prazo, seu consumo pode causar câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. Mas os riscos do uso do narguilé não estão somente relacionados ao tabaco, mas também a doenças infectocontagiosas: compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite e tuberculose.

A Nicotina, alcatrão e monóxido de carbono são substâncias que contém no tabaco. O uso de 40 minutos de narguilé é equivalente a 100 cigarros, dando uma ideia do quanto isso é prejudicial, o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado.

A crescente popularidade do narguilé entre adultos jovens e adolescentes tem preocupado a saúde pública em todo o mundo “Um desafio para o século XXI”.

Narguilé faz muito mal, se liga!

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×