Paramotor sobrevoará Rio Paranapanema em Porecatu; Documentário sobre o rio será lançado em agosto

0

O piloto Lu Marini promove uma expedição documentando o rio Paranapanema. A aventura exploratória, a bordo de um paramotor, visita a região das hidrelétricas Capivara e Taquaruçu, aos arredores dos municípios de Porecatu e Itaguajé nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), período em que o ambientalista registrará o Paranapanema, seus reservatórios e fozes de importantes ribeirões afluentes. Famoso por outras expedições, como dos rios Tietê e São Francisco, Lu Marini percorrerá, em 15 dias, os 929 quilômetros do Paranapanema.

RegiãoPatrocinada, via Lei Rouanet, pela Duke Energy – concessionária de oito hidrelétricas ao longo do rio – a viagem intitulada “Explorando o rio Paranapanema” começou na nascente, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no município de Ribeirão Grande (SP). A chegada à foz está prevista para o próximo dia 4. O percurso se encerra em Rosana (SP), município onde o Paranapanema encontra com o rio Paraná.

Durante todo o trajeto, Lu Marini está colhendo relatos de ribeirinhos e buscando por ações dos setores público e privado que contribuem para a preservação do Paranapanema. Nas proximidades de Taquaruçu, por exemplo, o ambientalista registrará o corredor ecológico Inhancá-Pirapozinho, projeto da Duke Energy que formou uma Área de Conservação de 1.292 hectares, no Pontal do Paranapanema, conectando remanescentes florestais localizados nas fozes de importantes ribeirões afluentes do Paranapanema, ao Parque Estadual do Morro do Diabo.

O material da expedição resultará em um documentário, a ser lançado em agosto, mês do aniversário do Paranapanema, juntamente com um livro e uma cartilha sobre o projeto.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×