Justiça culpa manifestantes e absolve Beto Richa em Batalha do Centro Cívico

0

O Governador Beto Richa (PSDB) e outras cinco pessoas foram absolvidas pela justiça, da ação civil movida pela Ministério Público (MP-PR), na tarde desta terça-feira (15). Ele era acusado da ação nomeada ‘Batalha do Centro Cívico’ que deixou ao menos 200 feridos.

A juíza Patricia de Almeida Gomes Bergonse, da 5.ª Vara da Fazenda Pública, considerou que os manifestantes foram responsáveis pelo confronto.

O fato aconteceu no dia 29 de abril de 2015, quando professores e servidores públicos, realizaram uma manifestação em frete à Assembleia Legislativa. Os servidores tentaram romper a barreira organizada por policiais. Mais de 2,3 mil balas de borracha e 1,4 mil bombas de gás foram deflagradas.

Além de Richa, o ex-secretário de Segurança Pública Fernando Francischini, o ex-comandante da PM César Kogut e os oficiais da PM Hudson Leôncio Teixeira e Nerino Mariano de Brito também eram investigados.

A Juíza acatou que não houve crimes contra a administração pública na operação da polícia e que a culpa foi dos manifestantes. A ação proposta pelo MP, foi extinta e de acordo com ela, os policiais estavam dentro da lei.

O MP alegou que os envolvido abusaram do exercício da cidadania, para executar operação policial ofensiva e desproporcional, e colocar em risco a vida das pessoas. O MP ainda afirmou que irá recorrer da decisão.

Informações: Tribuna do Paraná

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×