Jovens católicos de Lupionópolis “falam de tudo” em matéria exclusiva

0

Um grupo de jovens da cidade de Lupionópolis, MJD (Movimento Juvenil Dominicano), nos recebeu para uma conversa bacana sobre temas diversos em uma sala do Colégio Santa Rosa de Lima, no centro do Município.

Vamos elencar os pontos principais do nosso bate-papo que contou com muitas frases impactantes desferidas por eles.

DSC_0004

FORMAÇÃO RELIGIOSA

O grupo conta com 03 jovens meninas que, muito provavelmente, seguirão carreira religiosa. Uma de Limeira (SP), outras de Buriti (PI) e Garanhus (PE). Amanda, Andreia e Maria, relatam que em um determinado momento decidiram seguir esse caminho depois que sentiram um chamado de Deus tocar seus devidos corações.

Elas que participavam de eventos religiosos, precisarão de 05 anos para finalizar os estudos, passando por 03 etapas: Aspirantado, Postulando e Noviciado. De acordo com as meninas, tudo se inicia com o chamado de Deus para ida religiosa, depois você escolhe uma congregação que mais se assemelha com sua personalidade e por último há um acompanhamento feito por uma irmã dominicana.

Segundo elas, a saudade da família e alguns detalhes de adaptação e convívio com outras pessoas que não tinham contato, são os principais motivos que levam à desistência.

IGREJA CATÓLICA

Totalmente influenciado pelas doutrinas da Igreja Católica, todos os integrantes do grupo relataram que vão à igreja ao menos uma vez por semana e são fã confessos de Papa Francisco.

Com isso, abordamos alguns temas que são motivo de debate dentro e fora da igreja.

Aborto: Segundo uma das líderes do grupo: “Uma vida humana é sempre uma vida humana não importando a situação e não pode ser jogada fora como se fosse um objeto”. Além disso, eles relatam que a criança não teve culpa por uma irresponsabilidade ou crueldade de um adulto.

Uso da camisinha: Segundo eles, mesmo com tantas doenças a igreja católica repudia o uso, pois o sexo é um prazer para ser desfrutado dentro de um casamento. Além disso, em relação à gravidez, dentro do matrimonio existe uma maneira de se planejar com o período fértil da mulher, com isso, pode se administrar o uso do preservativo.

ESTUDOS

04 integrantes do grupo já concluíram o ensino médio e, em maioria, possuem uma formação, ou estão finalizando os estudos através de um curso técnico. Dos entrevistados, apenas uma cursa o ensino superior.

Ensino médio e professores: A maioria dos integrantes estuda no ensino médio e relataram que convivem, em sua maioria, com professores medianos. Em contrapartida, eles também disseram que estudam com professores de muito bom nível. Superior ao padrão de escola pública.

Formação superior: Uma maioria relata o desejo de se tornar professor. A área da saúde é a segunda mais lembrada. Tendo aspirantes à enfermeira e nutricionista. O grupo também possui duas meninas com o sonho de serem atrizes da malhação.

DSC_0005

HOBBY, INTERNET E REDES SOCIAIS

A vida das aspirantes ao mundo religioso conta com o acesso à internet e redes sociais somente aos finais de semana. Ao longo da semana só para questões de estudo.

E, por incrível que pareça, a grande maioria não tem a internet como hobby principal.

Além disso, uma menina em especial, que não é aspirante e está prestes há completar 18 anos, relatou não fazer uso do celular para entrar na internet. Sendo assim, ela não conta com o badalado “Whatsapp” como parte da sua rotina.

Tirando às jovens elencadas, todos fazem uso do “Whatsapp”.

“Instagram”, “Twitter” e “Snap” contam com o prestígio da maioria, salvo alguns integrantes.

No entanto, o famoso “Facebook” é unanimidade dentre todos os entrevistados. 100% fazem uso ao menos uma vez por semana.

DSC_0010

RELACIONAMENTO/ VIDA AMOROSA

Dentre os entrevistados, o grupo conta com dois casais de namorados. No entanto, duas meninas do grupo relatam que ainda não deram o primeiro beijo.

Dentre os que namoram e o restante do grupo, todos citaram que levam ou levarão os ensinamentos da igreja para o namoro.

O principal problema nessa questão, segundo as meninas, é o machismo que ainda é presente nesse quesito. A famosa história que o menino tem fama de “garanhão” e a menina fica com fama de “galinha”.

Os meninos por sua vez, relataram que muitas meninas estão escolhendo o parceiro pelo interesse. Carros, dinheiro… Isso está sendo levado em conta na hora da escolha, segundo eles.

Parceiro Ideal: O bom tratamento, fidelidade e o companheirismo são os principais requisitos para futuros namorados, segundo as mulheres. Além disso, o bom humor também não pode faltar.

POLÍTICA EM OUTRAS ESFERAS

Uma maioria absoluta gosta e acompanha política. Eles ainda citaram os absurdos que vêem no facebook em relação ao tema.

DILMA X BETO RICHA: Reprovados pela maioria absoluta dos integrantes, os dois governantes maiores foram duramente criticados por membros do grupo. No entanto, nosso governador BETO RICHA, na avaliação do grupo, é o pior entre os dois devido aos casos de corrupção estadual e agressão gratuita aos professores.

NOTAS: A presidente Dilma recebeu nota 3 no geral e o governador Beto Richa nota 0,0.

POLÍTICA MUNICIPAL

De acordo com um integrante do grupo “a política em Lupionópolis é pior que a política nacional”.

Eles relataram que a falta de transporte para vestibulares e provas em outras cidades é um fato recorrente no município e que dificulta muito a vida dos jovens.

No aspecto geral, segundo eles, o atendimento na área da saúde e os buracos no asfalto são os principais problemas que o município enfrenta.

Quando o assunto foi um candidato a prefeito diferente dos demais, os nomes do jovem “Betinho” e do vereador “Zé do Bode” foram lembrados.

O prefeito atual, Dr. Tavares, seria reprovado na opinião dos alunos. Ele recebeu nota 4 no geral.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×