Empresa promoverá soltura de 735 mil peixes em Rio Paranapanema

0

Entre os dias 20 e 31 de março a CTG, Concessionária que administra oito hidrelétricas ao longo do Rio Paranapanema, vai promover a soltura de 735 mil peixes no rio.  São pacus, curimbatás, piaparas, piaus e lambaris, espécies nativas e importantes para a cultura da pesca local. As ações ocorrem nos reservatórios de: Jurumirim, 80 mil exemplares; Salto Grande, 160 mil; Canoas I e II, 200 mil; Capivara, 80 mil; Taquaruçu, 60 mil; e Rosana, 155 mil peixes.

 “A represa de Chavantes já foi contemplada no ciclo reprodutivo 2016-2017 com 278 mil novos peixes, por isso não integra esse calendário de março”, explica o coordenador do programa de manejo pesqueiro da companhia, biólogo Norberto Vianna. “Mas voltará a participar do próximo ciclo”, ressalta.

 Divididos em lotes, os 735 mil peixes serão distribuídos em pontos estrategicamente selecionados por oferecerem boas condições de abrigo e alimentação às espécies, em 10 municípios paulistas e paranaenses. “Uma vez adaptados, os peixes se dispersarão pela Bacia do Paranapanema”, expõe Vianna.

 A companhia irá soltar, ao longo de 2017, o total de 1,5 milhão de peixes nos reservatórios do Paranapanema, dando sequência ao programa realizado pela concessionária antecessora. Estudantes e autoridades municipais são convidados a participar das atividades, abertas também à comunidade em geral. “O repovoamento de peixes no Paranapanema contribui para a preservação da biodiversidade e favorece o desenvolvimento regional através do turismo da pesca. Por isso, é tão importante o engajamento das comunidades”, comenta o coordenador do programa.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×