Cidade vizinha tem mais eleitores do que moradores; Veja os números de sua cidade aqui

0

Dez municípios paranaenses têm mais eleitores cadastrados do que moradores. Trata-se de pequenas cidades – com populações entre 1.409 e 4.542 habitantes – de seis regiões diferentes do estado. O número é maior do que registrado nas últimas eleições municipais, em 2012, quando apenas duas cidades tinham mais votantes registrados do que moradores. O levantamento foi elaborado pelo Jornal Gazeta do Povo, por meio do cruzamento de dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

foto gazeta do povo

Imagem: Gazeta do Povo.

Menor cidade do estado, Jardim Olinda, cidade de nossa região, também aparece na lista. A cidade conta com 1409 moradores e 1417 ELEITORES. Santa Inês, outro pequeno município de nossa região, apresenta 1765 moradores e 1758 eleitores. De acordo com os dados, praticamente 100% da cidade é votante.

O índice elevado de eleitores é visto com preocupação, já que pode provocar distorções no processo eleitoral ou indicar que a cidade está suscetível a fraudes. Tanto que a lei eleitoral nº 9.504/97 aponta que o TSE deve determinar a revisão ou correição nas zonas eleitorais em que o número de eleitores for superior a 65% da população. Neste sentido, apenas 15 cidades do Paraná têm eleitorado dentro deste índice.

Em nossa região, todos os municípios têm um número de eleitores superior a 65% dos moradores. Porecatu é o que apresenta o percentual menor, com 66%. Dos 13.973 moradores, 9.232 estão aptos para votar.

Em Miraselva, 89% dos 1.885 moradores podem votar. Logo em seguida vêm Lupionópolis, Santo Inácio e Nossa Senhora das Graças, que respectivamente apresentam 86%, 85% e 84% dos munícipes eleitores. Guaraci, Centenário do Sul e Prado Ferreira estão com 80%.  Jaguapitã 79%, Cafeara 78% e Santa Fé 75%.

Veja os números completos AQUI, em matéria especial do Jornal Gazeta do Povo.

 

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×